Seminário Jurídico da NCST/PR




---

Debater sobre os aspectos legislativos que afetam os sindicatos e os próprios trabalhadores é uma tarefa constante dos dirigentes sindicais. Por isso, na segunda-feira (17), lideranças dos sindicatos e advogados dessas entidades, em todo o estado, participaram do 1º Seminário Jurídico na Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná (NCST/Paraná), em Foz do Iguaçu.

geral

Durante o encontro, os participantes debateram as principais questões, na legislação, que afetam os trabalhadores, a exemplo dos aspectos judiciais que fazem parte das negociações coletivas.

sandro
Segundo o presidente da NCST/PR, Denílson Pestana Costa, o evento é a oportunidade de reunir dirigentes para compreender, também, os rumos políticos do país.
“Temos lutado para não permitir a flexibilização de direitos no Congresso Nacional. A Justiça, em geral, também tem aprovado temas nesse viés. A medida mais recente foi a decisão de Teori Zavascki, que admitiu que o negociado prevalecesse sobre o legislado, o que é ruim para a classe trabalhadora”, explicou Denilson.

 “É necessário que as entidades sindicais assumam esse papel de representantes dos trabalhadores e conversem com os juízes, pois o único lugar onde o trabalhador realmente é ouvido, é na Justiça do Trabalho”, comentou o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região, Cássio Colombo.

cassio

Algumas das ameaças ao movimento sindical, que foram debatidas durante o encontro, são as ofensivas neoliberais que pretendem flexibilizar, reduzir ou, até mesmo, eliminar direitos estabelecidos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na própria Constituição Federal.

andre
O objetivo, por meio dessas medidas, é reduzir o custo do trabalho diretamente, por meio da reforma trabalhista, e indiretamente, com a reforma do Estado. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, por exemplo, congela os investimentos públicos por 20 anos e atinge as principais áreas sociais, como saúde e educação.

renan
A primeira edição do Seminário Jurídico deixará mais frutos, além do próprio debate. De acordo com Denílson, o propósito é que o evento seja anual e que, a partir dele, seja criado um coletivo jurídico da Nova Central.

“Vamos aproveitar o conhecimento jurídico de cada um dos advogados presentes e criar um grupo para potencializar as ações sindicais por meio dos departamentos jurídicos”, concluiu.

 

 

 

 

SINPUPP recebe Certidão Sindical

WhatsApp Image 2016 10 11 at 11.42.03

O Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná, Denílson Pestana da Costa, esteve na manhã desta terça-feira (11), acompanhando o senhor José Luiz Teixeira na Sede do Ministério do Trabalho em Curitiba, para a entrega da Certidão Sindical do Sindicato dos Professores e demais empregados das instituições de ensino particulares - universidades, centros de ensino, faculdades isoladas e integradas, estabelecimentos de ensino de 1º e 2º graus, estabelecimentos de ensino de artes, escolas técnicas particulares de qualificação profissional e de ensino fundamental, empregados em estabelecimento de ensino, da cidade de Ponta Grossa.

 

Fetraconspar realiza o VII Fetrafest

01-10-2016-IMG_9399_-_Copia.jpg

A FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná, presidida pelo companheiro Geraldo Ramthun, neste sábado (01/10) a Fase Final do VII FETRAFEST, Festival Esportivo e Cultural da Fetraconspar, após ter realizado no mês de Setembro as 4 etapas regionais por todo o estado do Paraná junto aos seus sindicatos filiados.


Chegaram nesta etapa final 11 sindicatos filiados: STICM DE GUARAPUAVA, Presidido pelo companheiro César de Oliveira; STICM DE IRATI, presidido pelo companheiro Ronaldo Winklan; SITIM JAGUARIAÍVA, Presidido pelo companheiro Nilton Antunes Betim; STICM DE MEDIANEIRA, presidido pelo companheiro Climar Ribas dos Santos; SINTRIVEL CASCAVEL, presidido pelo companheiro Roberto Leal Americano;  STICM DE MAL. C. RONDON, presidido pelo companheiro Lotário Claas;  SINDIPISO CAMPO LARGO, presidido pelo companheiro Paulo dos Santos Ferreira; SOM DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. Presidido pelo companheiro Rainier Douglas Kaminski; SINDIMONT, presidido pelo companheiro Gilmar Carlos Lisboa, STICM DE ARAPONGAS, presidido pelo companheiro Carlos Roberto da Cunha e STICM DE UMUARAMA, Marcos Antonio Beraldo.

Este ano o STICM DE GUARAPUAVA, presidido pelo companheiro César de Oliveira, sediou a etapa final.

Maiores informações em: www.fetraconspar.org.br  



 

Seminário Jurídico da NCST

site jurídico


Prezados Companheiros,


O governo federal, que se apoderou, visando “a retomada do crescimento econômico”, tem defendido uma ampla reforma trabalhista e previdenciária. Quando se contrapõem questões do negociado sobre o legislado, abrem-se as portas para a retirada de direitos trabalhistas históricos. Precisamos estar preparados, atentos e atualizados para mais essa batalha que se avizinha. Na busca da integração e atualização dos setores jurídicos das entidades filiadas a NCST/PR, realizaremos em Foz do Iguaçu, no dia 17 de outubro de 2016, o 1º Seminário Jurídico da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná. O evento será realizado no 
Carimã Hotel & Convention (Avenida das Cataratas, 4790), com início às 9 horas.

Para o encontro, estão confirmadas as palestras do Desembargador do TRT 9ª Região, Juiz Cassio Colombo Filho, do Procurador do Ministério Público do Trabalho da Procuradoria da 9ª Região e Vice Coordenador Nacional da CONALIS, Dr. Renan Bernardi Kalil, do Advogado Trabalhista, Assessor de Sindicatos e Federações de Trabalhadores e Professor da Universidade Federal do Paraná - UFPR, Dr. Sandro Lunard Nicoladeli, e do Advogado especializado na área de Direito Coletivo do Trabalho, atuação perante os tribunais regionais e superiores, Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho, Dr. André Passos. 

TEMAS POLÊMICOS - Durante todo o dia serão debatidos temas pertinentes ao mundo do trabalho. Alguns permeados de muita polêmica entre trabalhadores e empregadores. Pela manhã, o Juiz Cassio Colombo Filho, irá proferir palestra sobre os desafios e possibilidades do direito processual do trabalho contemporâneo, na sequência o Dr. Sandro Lunardi Nicoladeli falará sobre a importância da assessoria jurídica como ferramenta da ação sindical. Na parte da tarde, as ações parceirizadas entre o sindicalismo e o ministério público do trabalho será o tema da exposição do Dr. Renan Bernardi Kalil, seguida da palestra do Dr. André Passos intitulada Honorários Assistenciais: Controvérsias jurídicas e institucionais. 

O evento é destinado exclusivamente aos DIRIGENTES SINDICAIS  e ao SETOR JURÍDICO das entidas filiadas a NCST.

Programação

 

Plenária Estadual da NCST

Plenária Estadual 20161


Prezados(as) Companheiros(as), 


Convocamos os membros do Conselho Deliberativo, composto pelos Membros da Diretoria Executiva, pelos Secretários titulares das Secretarias de cada Plano Confederativo e pelos titulares de cada Departamento por segmento profissional e os delegados Representantes das Entidades Sindicais Filiadas, quites com suas obrigações financeiras e sociais, para participarem da PLENÁRIA ESTADUAL DA NCST/PR, a realizar-se nos dias 18 e 19 outubro do corrente, nas dependências do Resort Hotel & Convention Carimã, sito a Av. das Cataratas, KM 10, Foz do Iguaçu/Paraná. 

As entidades filiadas deverão inscrever seus delegados conforme tabela de contribuição.

Programação 

Última atualização ( Seg, 24 de Outubro de 2016 07:56 )
 

FILIE-SE

reducao-jornada-ncst2

carteira-assinada-ncst

filie se

Quem está online?

Nós temos 316 visitantes online

Acesso Restrito

Rede NCST Sindical

ncst-rede