Click on the slide!

19 de Dezembro - Feriado estadual de emancipação política do Paraná

NOTÍCIAS >> Notícias NCST/PR

Confira abaixo o Parecer sobre o feriado.Autores:Dr. Sandro Lunard Nicoladeli Professor de Direito do Trabalho da Universidade Federal do ParanáDr. André…

Mais...
Click on the slide!

Plenária Estadual NCST/PR - 2014

NOTÍCIAS >> Ultimas Notícias

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO Mais...

Click on the slide!

Posse da nova diretoria da NCST/PR

NOTÍCIAS >> Notícias NCST/PR

Tomou posse na manhã desta segunda-feira (02), a nova diretoria da Nova…

Mais...
Click on the slide!

Marcha das Centrais reúne cerca de 50 mil trabalhadores na capital paulista

NOTÍCIAS >> Notícias NCST/PR

A capital paulista vivenciou, nesta quarta-feira (9),…

Mais...
Click on the slide!

Greve em hotéis, restaurantes e similares de Curitiba

NOTÍCIAS >> Notícias NCST/PR

Uma assembleia com a participação de mais de 20% dos trabalhadores…

Mais...
Click on the slide!

Trabalhadores vão as ruas contra a terceirização

NOTÍCIAS >> Notícias NCST/PR

As centrais sindicais realizaram na manhã desta terça-feira (06) mobilização unificada contra o Projeto de…

Mais...
Click on the slide!

Chapa "União e Luta" vence eleição do SISMUF com 93% de aprovação dos votos coletados

NOTÍCIAS >> Notícias NCST/PR

Nessa quinta-feira (05) chegou ao fim o processo…

Mais...
Click on the slide!

Posse aos membros do Comitê Gestor do Trabalho Decente

NOTÍCIAS >> Notícias NCST/PR

  O governador Beto Richa deu posse nesta terça-feira (19/03), em solenidade no Palácio Iguaçu, aos membros do…

Mais...
Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks

Um acordo lesivo a toda população do Paraná!













O Saemac encaminhou na manhã de ontem (11) uma carta aos Deputados Estaduais do Paraná demonstrando nosso posicionamento contrário ao novo acordo de acionistas da Sanepar.

PROJETO DE LEI Nº395/13 | Autoriza o aumento do capital social da Companhia Paranaense de Saneamento, bem como a alienação das ações sem direito a voto, emitidas em nome do estado do Paraná, aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta (11), por 37 votos a 16

Confira a carta na íntegra abaixo: 

No dia 27 de agosto, o senhor Beto Richa, governador do estado do Paraná assinou com o Dominó Holdings S/A um novo acordo de acionista da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) com validade até o ano de 2021.


Chama atenção a cláusula 6.2, onde fica definido que “além do dividendo anual obrigatório, as partes se comprometem a aprovar, após negociação de boa fé, como dividendo adicional e/ou juros sobre capital próprio, de mais 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido, desde que observada a saúde financeira e o interesse público que motivou a constituição da Companhia”.

O Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento (Saemac), que há 17 anos atua na luta em defesa dos direitos de mais de 50% do quadro funcional da Sanepar discorda inteiramente deste acordo. Em nosso entendimento, o Governo está incorrendo em um ato inconstitucional.

Consideramos que quando o acionista adquire um valor de ação, ele deve receber os dividendos na proporcionalidade de suas ações. Sendo assim, porque é que o Governo está elevando em mais 25% o percentual dos dividendos dos acionistas apenas a título de juros? Se o Grupo Dominó detém 39,71% das ações da companhia, não há o que justifique destinar 50% do lucro aos acionistas.

A população paranaense não pode pagar esses juros! Aliás, não existe na Lei das Sociedades por Ações (lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976) nada que obrigue uma empresa a pagar algo além de 25% do lucro para os acionistas. Lá consta apenas o “direito de participar do dividendo a ser distribuído, correspondente a, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido do exercício”.

Além de inconstitucional, este é um acordo que atenta até mesmo contra o princípio da democracia, visto que apenas uma meia dúzia de espertinhos que objetivam apenas ganhar dinheiro à custa do trabalho digno e honesto de milhares de funcionários da Companhia de Saneamento do Paraná será beneficiada em detrimento do restante da população, nitidamente esquecida no ato da assinatura de tal acordo.

Por tudo isto, o Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento (Saemac) reforça o posicionamento absolutamente contrário a essa destinação exacerbada de lucro ao Grupo Dominó Holdings S/A.

Sabemos que isto será objeto de votação dos nobres deputados ainda hoje (11) e, por esta razão, não custa lembrar que o Saemac está atento a tudo que acontece na Assembleia Legislativa do Paraná e que, no futuro, a população poderá cobrá-los com relação a este acordo.

Gerti José Nunes
Presidente do Saemac


Última atualização ( Qui, 12 de Setembro de 2013 14:00 )
 

Nova Central realiza reunião do Conselho Fiscal

img 5382Estão reunidos nesta terça-feira (11/09) na sede da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná, em Curitiba, os senhores Almir Guedes Fernandes (Presidente do sintrimmoc); Anibaldo Klais (Diretor do Saemac) e o Senhor José Zierhut (Presidente do Som Ponta Grossa) – Membros do Conselho Fiscal da NCST/PR, para analise e parecer do Balanço Financeiro da entidade.

 

 

Acompanha a reunião também o Secretário de Finanças da Nova Central, senhor Vicente Bráz Chrispim.

 

Sindicalistas pressionam para barrar a aprovação do PL 4330

dsc01973Em Brasília, dirigentes sindicais de todo o Brasil estão na Câmara dos Deputados na luta contra o Projeto de Lei 4.330 (trata da terceirização ampla e irrestrita, inclusive na atividade principal da empresa, seja ela privada ou pública, e acaba com a responsabilidade solidária, na qual a contratante arca com as dívidas trabalhistas não pagas pela terceirizada, ampliando assim a terceirização e precarizando os direitos da classe trabalhadora).

Diante dos males que a terceirização poderá trazer para à classe trabalhdora no Brasil, com maior jornada trabalhista, menores salários, volume expressivo de acidentes, forte rotatividade, contratações que suprimem direitos e precarizam as condições de trabalho os presidentes das 21 estaduais e diretores da Nova Central decidiram se reunir novamente em Brasília, no Congresso Nacional, no intuito de barrar a votação da matéria, que é de autoria do deputado federal Sandro Mabel, e que se encontra na Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. “Somos contrários a este projeto do modo como se apresenta”, justifica o presidente da Nova Central, José Calixto, durante a reunião.

A estratégia foi impedir o trâmite do PL, com a formação de grupos que visitariam os gabinetes dos deputados que representam seus estados, reforçando a luta em defesa da garantia da responsabilidade solidária com as obrigações trabalhistas, além da igualdade de remuneração, de direitos por melhores condições de trabalho, a garantia da representação sindical na contratação e da fiscalização.

Com este plano de ação os dirigentes sindicais trabalharam no sentindo de pressionar o  Congresso Nacional e impedir esta possível regulamentação.

Foi acordado que o projeto não será votado hoje (04), a previsão é que no próximo dia 11 (quarta-feira) o PL vá para votação em regime de urgência no Plenário da Câmara dos Deputados. 

Os Sindicalistas, Denílson Pestana da Costa (NCST-PR), Luiz Ary Gin (FETIEP), Nelson Luiz Bonardi (CNTI-PR), Marcos Antônio Beraldo (Sintricomu) conversaram com os parlamentares do Paraná e acompanharam a tramitação do PL. 

Na foto, reunião no gabinete do deputado Eduardo Sciarra (PSD/PR)  

denilson sonia braslia

  Sônia Zerino e Denílson Pestana 

Última atualização ( Qua, 04 de Setembro de 2013 18:01 )
 

III Encontro dos aposentados da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná

A FETRACONSPAR - Federação dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário no Estado do Paraná,  realiza nos dias 29 e 30 de Agosto de 2013, na Colônia de Ferias da FETTRACONSPAR em Itapoa -SC, o III ENCONTRO DOS APOSENTADOS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ.

O Evento conta com a participação de aproximadamente 40 pessoas representando 18 sindicatos filiados de diversas partes do estado do Paraná.
 
A Primeira palestra do evento foi realizada pelo Sr. ARMELINO GIRARDI – Consultor e palestrante na área de desenvolvimento e gestão de pessoas, criador e mantenedor do site www.desaposentado.com.br, e autor dos livros “desaposentado: melhor agora” e “Agora e Sempre a Vida é um Projeto – Uma Visão Ampliada da Vida”; com o tema: A RODA DE SATISFAÇÃO DA VIDA E PONTOS CRÍTICOS NA APOSENTADORIA.

A Segunda palestra do 1º dia foi ministrada pelo Dr. Elieser Gonçalves Sá – Advogado Catarinense Especialista em Aposentadoria Especial, com o tema: DESAPOSENTAÇÃO E APOSENTADORIA ESPECIAL. 




Última atualização ( Qui, 29 de Agosto de 2013 16:23 )
 

Nova Central na 27ª Romaria da Terra em Faxinal

Faxinal | 18 de agosto de 2013

img 2768“Em 15 de maio de 1984 cerca de 5 mil cortadores de cana e colhedores de laranja do interior paulista entraram em greve por melhores salários e condições de trabalho. No dia seguinte invadiram as cidades de Guariba e Bebedouro (SP). Um canavial foi incendiado. O movimento foi reprimido por 300 soldados.

Greves de trabalhadores se espalharam por várias regiões do país, principalmente no nordeste.”

Falar da questão da terra no Brasil é falar da luta do trabalhador rural. Do homem e da mulher. Da criança, do jovem, do adulto e do idoso do campo. Do solo para a produção que lhes é negado desde que Pedro Álvares Cabral lançou ancora em Porto Seguro e declarou descoberto o Brasil, “uma terra em que se plantando, tudo dá”.

Ontem, como hoje, aqueles e aquelas que produzem o sagrado alimento que garante a manutenção do milagre da vida, enfrentam todo tipo de problema para cumprir a missão de arar, semear, controlar as pragas e as ervas daninhas e colher; cuidar dos animais que nos dão a carne, o leite, o couro, o ovo, enfim, tudo aquilo que Deus nos legou pra prover nossa sobrevivência.

Neste ano, a 27ª Romaria da Terra do Paraná, tem como lema o jovem. “Juventude do Campo: exige mudança, justiça, direito e semeia esperança”. Nada mais justo e oportuno.

Leia mais...
 

logotvncst

FILIE-SE

reducao-jornada-ncst2

carteira-assinada-ncst

Quem está online?

Nós temos 464 visitantes online

Acesso Restrito

Rede NCST Sindical

ncst-rede